Não é novidade que a preservação do meio ambiente é essencial para que a nossa vida continue próspera. Com isso, diversas leis incentivam a preservação da natureza, buscando a redução da emissão de CO2, do desmatamento, entre outros.
Com isso, a logística teve que se adaptar, afinal, transportar, gerir e armazenar cargas, afeta diretamente o meio ambiente. Dessa forma, surgiu a logística verde.
O que é a logística verde?
Basicamente a logística verde ou eco-logística é um conjunto de medidas dentro da logística que agem em prol da sustentabilidade buscando reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente sem prejuízo de produtividade.
Porém, aplicar essas medidas não é uma tarefa simples, já que depende da colaboração entre as empresas e as pessoas. Com essa colaboração conseguimos, através da logística verde, medir a emissão de CO2 nas operações logísticas, reduzir a poluição causada no ar, na água e no solo.
Também é possível racionar os recursos de forma consciente evitando desperdícios, incentivando a reciclagem e tornando a sustentabilidade uma extensão da Supply Chain (ou cadeia de suprimentos).
Como a logística verde é aplicada em cada processo logístico
No empacotamento, o impacto ao meio ambiente pode ser reduzido com a substituição dos materiais da confecção das embalagens por materiais biodegradáveis.
No armazenamento, a logística verde se aplica na infraestrutura, facilitando a entrada e saída das cargas e visando uma boa circulação de ar dentro do ambiente, pois assim, o tempo de vida das cargas, caixas, máquinas, entre outros, seria preservada.
Já no transporte, o foco está na redução da emissão do carbono, buscando veículos menos poluentes e rotas mais velozes. O veículos elétricos são o ideal para a eco-logística, e é uma tendência, tem artigo sobre isso aqui no blog também, veja aqui.
Na distribuição está um dos principais canais da logística verde. Ele diz a respeito do descarte e reaproveitamento dos materiais, fazendo a gestão correta dos resquícios e dos gases emitidos.
Logística Reversa
Muita gente confunde a logística reversa com a logística verde, mas apesar de estarem relacionadas elas não são a mesma coisa, na verdade, a logística reversa é apenas uma das bases da logística verde.
Ela consiste em um conjunto de procedimentos que visa recolher e organizar produtos, embalagens ou resíduos devolvidos, com objetivo de reaproveitá-los, reduzindo o impacto no meio ambiente e também custos com matéria prima.
E o melhor é que ela não trás impactos positivos apenas ao meio ambiente, mas também para sua empresa, pois ela melhora a imagem do seu negócio perante o mercado, otimiza os processos, reduz custos e atende à legislação Nº 12.305.
Escrevemos um artigo dedicado a Logística Reversa que você pode conferir clicando aqui.
E aí? Você já conhecia a logística verde? Ela vem crescendo muito e parece estar revolucionando todo o meio da logística, ajudando-nos a preservar e cuidar do nosso planeta e, por consequência, da nossa vida.
Qual sua experiência com ela? Já contratou ou trabalhou com empresas que praticam a logística verde? Conte-nos como foi!