Tecnologia, Transportes

Como os caminhões inteligentes e autônomos podem transformar a logística

Em um mundo onde cada vez mais carros elétricos e inteligentes ganham as manchetes dos noticiários, era de se imaginar que logo essa tecnologia chegaria aos caminhões também.

Conhecidos também por Smart Trucks (caminhões inteligentes em tradução direta do inglês para o português) esses gigantes chegam para melhorar vários aspectos da logística e também facilitar a vida do motorista além de proporcionar uma maior segurança.

Tecnologias como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controlador de velocidade adaptativo (freia e acelera sem a intervenção do motorista), monitoramento em 360 graus por meio de câmeras e até sistema de leitura de placas de trânsito, são cada vez mais comuns e proporcionam uma direção muito mais segura, para o motorista, para outros motoristas e por consequência, para a carga também.

Além desses itens que melhoram a qualidade e dirigibilidade desses gigantes pelas estradas, tecnologias também estão sendo aplicadas para redução de peso, aerodinâmica, eficiência de combustível, etc.

Esses tipos de caminhões já aparecem com certa frequência no mercado brasileiro, e praticamente todas as montadoras oferecem opções interessantes nesse sentido.

Caminhões Autônomos

Os caminhões inteligentes já são uma realidade no Brasil, mas e os caminhões autônomos? Aqueles que podem fazer o seu trabalho sem necessariamente precisar de um motorista?

Esse tipo de transporte ainda não é uma realidade nem aqui e nem em países mais desenvolvidos que o nosso, porém, isso não significa que não tem gente trabalhando forte nesse sentido.

A Mercedes-Benz trabalha fortemente nesse segmento e já tem o modelo Actros (conhecido também como Future Truck) sendo produzido em série.

A fabricante já realizou testes com o modelo em Denkendorf, na Alemanha. O caminhão conta com o sistema Highway Pilot System, que guia o veículo em vias públicas, identificando faixas, pedestres e outros veículos.

Os resultados foram ótimos, mas apesar de veículos autômatos desse porte já serem usados e regiões remotas e zonas de guerra, trazer um peso pesado desses para os centros urbanos requer muito mais testes e adaptações para respeitarem as legislações de cada país.

Impacto na Logística

Uma coisa é fato, toda essa tecnologia, tanto a aplicada aos caminhões inteligentes quanto aos caminhões autômatos tem impacto gigantescos no universo da Logística.

Os caminhões inteligentes minimizam acidentes, melhoram a qualidade de vida dos motoristas, consumem menos combustível e por consequência otimizam o tempo e a qualidade das entregas.

Sobre os caminhões autônomos ainda é cedo dizer, mas que as possibilidades são infinitas, isso nós não temos dúvida.

E você, o que acha disso tudo? Vamos conversar sobre o assunto!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *