Não é novidade nenhuma que a Logística, que sempre teve grande importância dentro das empresas, vem crescendo cada vez mais. Isso se da pela necessidade de que serviços sejam entregues de maneira cada vez mais rápida e eficiente, fora toda a organização para que esses processos sejam realizados.
Hoje você encontra empresas 100% focadas em logística como a Sax, mas se você analisar qualquer empresa e serviço, todos eles terão sua porcentagem de logística inserida. Porém a importância de empresas focadas totalmente em logística se dá por conta de todas variações e modalidades que podem necessitar de um trabalho logístico, tal como exposições artísticas, estrutura de grandes eventos, transporte de cargas grandes, delicadas ou pequenas.
Dentro de todos esses processos existe a divisão entre a logística doméstica e internacional, e hoje, é isso que iremos explicá-lo.
O que é a Logística Doméstica?
A logística doméstica, como o nome já sugere, é aquele processo logístico realizado dentro do próprio país, em nosso caso, no Brasil. Para que ele seja reconhecido com esse nome todo processo deve ser feito no país, sem que qualquer fase seja feita no exterior, desde a armazenagem, até o transporte e distribuição.
No Brasil ela está mais presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste envolvendo normalmente shows e eventos culturais.
O que é a Logística Internacional?
Já logística internacional, como o nome também sugere, é aquela que envolve mais de um país no processo, sendo o país onde é iniciado tudo, o chamado país exportador e o que finaliza ele o país importador.
Costuma-se observar esse tipo de logística na realização de shows internacionais, tal como na Tomorrowland ou em eventos como a Copa da Mundo, Red Bull Drifting, ou até na organização de redes como a CNN ou a Rede Globo. Todos esses são exemplos de trabalhos feitos pela Sax Logística.
Quais são as principais diferenças estre a Logística Doméstica e a Logística Internacional?
Como já observamos a principal diferença está no local em que ela é realizada, no ponto de partida e no endereço final, passando por um ou mais de um país. Porém como consequência ela acaba se diferenciando em outros pontos também.
Por exemplo, o tempo em que o processo é realizado, o custo, a necessidade de passar por fronteiras e pagar taxas, o tipo de veículo necessário, tudo isso se altera e muda dentre esses dois processos. Como consequência a internacional acaba sendo mais trabalhosa e mais cara, mas seu custo se explica pela necessidade de mais custos e tarefas.
Leia também:
>> Como ter sucesso na área da logística
>> 6 erros de logística que você deve evitar
E aí? Já conhecia esses processos e as diferenças entre eles? Muitas vezes as pessoas se enganam achando que se um processo passar quase que inteiro por um só país, mas ter uma ponta em um outro, ainda é considerada doméstica. Mas hoje descobrimos que não, mesmo que por pouco tempo, se cruzar uma fronteira ele ja se qualifica como internacional.
Nos conte se você já teve experiencia com algum desses processos e como que foi participar e atuar em um desse.