Logística

6 erros de logística que você deve evitar

Sempre, independentemente da atividade que você deseje iniciar, existem alguns erros que podem prejudicar bastante o processo de desenvolvimento dessa atividade. Dentro da logística não é diferente.

Justamente por isso que iremos te listar aqui os 6 erros de logística mais comuns e o que deve ser feito para que eles sejam evitados.

Ignorar o dinamismo de estrutura das cadeias de suprimento.

Composta por diversos processos, a Supply Chain é marcada pelo seu dinamismo. Ou seja, cada simples mudança ou deslize em alguma etapa irá afetar diretamente todo o restante do processo. Além disso, cada setor da cadeia de suprimentos tem metas individuais que também podem comprometer o resultado final.

Por isso, entender como funciona o dinamismo e como se adequar a ele é essencial para garantir bons resultados. Para isso, os gestores devem estar bem preparados para ter que fazer qualquer mudança repentina no processo para adequá-lo a próxima etapa.

Manter atividades operacionais a um custo elevado.

Tarefas rotineiras, como já diz no nome, é algo que sempre está presente, que necessita de atenção e consome muito tempo dos profissionais.

Por isso, talvez seja a melhor a opção terceirizar parte de alguns processos. Ter parceiros que sejam especialistas justamente na resolução dessas tarefas rotineiras pode melhorar os resultados e ainda traz uma grande economia de custos.

Errar a previsão de demanda.

Errar essa previsão pode ser uma tragédia, é super importante garantir que os resultados estejam sempre os mais próximos possíveis dessa previsão, isso evitará custos e deixará o planejamento muito mais simples e fácil de se cumprir.

O ideal é estudar os relatórios anteriores o máximo possível, para que suas estimativas estejam o mais próximo da realidade.

Ignorar o estoque.

Esse aqui está relacionado diretamente ao erro anterior, uma má previsão leva a um mal planejamento e esse mal planejamento leva ao desconhecimento do estoque. Isso fará com que haja um gigante sobra de estoque ou até mesmo a falta dele, levando a altos prejuízos.

Dentro da logística, uma das tarefas mais importantes é a gestão de estoque, sempre estando pronto e prevenido para qualquer problema que possa surgir.

Não se adequar à tecnologia.

Contar com sistemas informatizados irá automatizar diversos processos dentro da logística, além de que os resultados dos computadores são extremamente mais precisos do que os de qualquer pessoa.

Outro beneficio que é facilmente observado é o acompanhamento de todos as etapas do processo, que em caso de problemas podem ser facilmente resolvidos pelos gestores.

Má comunicação entre os setores.

Esse talvez seja o erro que mais pode trazer péssimas consequências, a comunicação é extremamente necessária, ainda mais dentro das cadeias de suprimento e da logística. É de suma importância a transparência entre as diferentes equipes para que elas possam resolver os problemas o mais rápido possível e não trazer por consequência uma má impressão ao cliente.

Agora que você conhece alguns dos erros mais cometidos pelas equipes de logística você já sabe exatamente onde focar suas atenções.

Resolvendo e evitando problemas como esses, com certeza seus resultados serão sempre melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *