Documentação, Logística, Transportes

Tudo sobre o Seguro Internacional de cargas

Definitivamente, a segurança de cargas é um dos principais pontos de atenção no universo da logística. O Seguro Internacional de Cargas está ai pra resolver isso, fazendo com que as empresas tenham uma maior garantia de segurança e consequentemente tenham uma maior tranquilidade em seu serviço.

O que é o Seguro Internacional de cargas?

A melhor forma de definir o seguro internacional de cargas é dizendo que “é o serviço contratado por quem importa ou exporta para proteção da carga de qualquer sinistro que possa acontecer”. Assim, fica prático de se entender que o importador terá certeza que não sofrerá prejuízos e o exportador terá a opção de um serviço adicional para oferecer ao seu cliente.

Por que devo fazer um Seguro Internacional de cargas?

A lista de vantagens que rondam o Seguro Internacional de cargas é bem extensa, por isso, vamos destacar as principais.

  • Assegurar que o planejamento será cumprido, já que os riscos operacionais irão reduzir drasticamente.
  • Existem garantias que te protegem de danos na mercadoria, roubo, extravio ou acidentes, ou seja, são menores os riscos de operação.
  • O produto é valorizado, pois ele passa por um processo de transporte mais seguro e isso é um grande diferencial competitivo.
  • Obviamente, menor o risco de perdas financeiras em caso de imprevistos.

Quais os tipos de seguro disponíveis para transporte de cargas internacionais.

O intuito do seguro é proteger sua carga ao máximo, por isso, existe diferentes tipos de seguros para cada tipo de carga. Cargas especiais, cargas perigosas e cargas perecíveis exigem cuidados especiais.

Cobertura Básica Ampla A

Essa cobertura trata de qualquer dano de causas externas a carga, inclusive ao seu roubo.

Cobertura Básica Restrita B

Com essa cobertura você terá apenas um prejuízo parcial da mercadoria em decorrência de acidentes com o veículo de transporte. Caso deseje, você pode adicionar uma cobertura contra roubo.

Cobertura Básica Restrita C

Essa é a cobertura mais completa que se tem, com ela você tem a proteção contra a perda total da mercadoria, além de também poder adicionar uma proteção contra roubo.

Coberturas extras

Você também pode adicionar coberturas extras, dependendo de sua necessidade, dentre elas estão os adicionais de frete, despesas, tributos, lucros esperados, embarques, transbordo, riscos de greves, riscos de guerra, prorrogação de prazo, benefícios internos, destruição, roubos, extravios, riscos de quebra, entre outros.

Existem alguns tipos de danos que essas coberturas não cobrem, são elas casos de má conduta intencional do segurado, a falta de mão de obra, reclamações com base na perda da viagem, rebeliões ou atos de hostilidade.

Seguros obrigatórios para o transporte internacional

Existem alguns que são voltados para os transportadores, e esses seguros são obrigatórios, diferentemente do apresentado anteriormente. São eles: RCTR-VI, RCA-C, RCTA-C, RCF-DC, RCTF-C, RCTR-VI e RCTR-C.

Quanto custa um Seguro Internacional de Cargas

O valor varia de acordo com cada cliente e cada processo, pois este valor depende diretamente de diversos aspectos individuais, como tipo de transporte, destino, as coberturas, período, etc.

Quando se tem no estudo as apólices abertas, a conta é simplificada. Portanto, os cálculos são feitos a partir da multiplicação do valor da carga, com base na nota fiscal, pela taxa do seguro definida em tabela estadual, além de somar o Imposto sobre Operações Financeiras.

E aí? Você conhecia o Seguro Internacional de Cargas, ele é importantíssimo e ajuda muito na segurança do frete de nossas cargas. Presando pela segurança da carga, que sempre deve estar em primeiro lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *