Logística

Cultura Data Driven, uma nova tendência na logística

O Data Driven é uma expressão que vêm impactando cada vez mais no mundo da logística, ele é um tipo de gestão orientada de dados, basicamente é a tecnologia atuando em favor a logística, um conceito base da logística 4.0.

O que é a Logística 4.0?

Mas antes de explicarmos o que é o Data Driven, precisamos explicar o que é a Logística 4.0 já que que o Data Driven está inserido nele.

Basicamente, ela se resume da participação da tecnologia para facilitar e melhorar os resultados dos processos logísticos, porém isso começou no mundo das industrias, levando o nome de Industria 4.0, os ótimos resultados fizeram com que a tecnologia fosse aplicada na logística, resultando na chamada logística 4.0, com seus resultados otimizados.

Quer saber mais sobre Logística 4.0? Nós escrevemos um artigo bem legal sobre assunto, clique aqui e leia na íntegra.

O que é o Data Driven?

Agora que entendemos o básico do conceito da logística 4.0, e sabemos que o Data Driven é uma espécie de gestão orientada de dados, podemos partir para uma explicação mais detalhada dessa expressão.

O Data Driven é uma cultura, é uma estratégia que faz o uso de softwares que coletam dados para gerir todos processos da empresa, indo desde a distribuição até a coleta ou  o armazenamento, etc. Ou seja, torna possível integrar o processo logístico em um único lugar.

Essa cultura traz muitas vantagens, permitindo, por exemplo, a criação de rotas mais otimizadas, com entregas inteligentes e oferece uma base para estudo, portanto, os dados não apresentam pontos de vista, mas sim uma perspectiva aprofundada de dados confiáveis, permitindo o reconhecimento de padrões e tendências, otimizando todos seus resultados.

Como o Data Driven irá ajudar minha empresa?

Já sabemos o que é a cultura do Data Driven e também o que ele nos oferece, porém como isso ajudará o desenvolvimento e quais seus objetivos.

Seus objetivos se resumem na otimização de resultados e em como fazer sua empresa se destacar, aproveitando todas oportunidades. Colete as informações de sua empresa e com estratégia de Data Driven você conseguirá respostas de quais os pontos fracos de sua empresa, como por exemplo, o que você pode melhorar em capacidade produtiva, quais os problemas que você consegue evitar e por fim, como podemos nos destacar da concorrência!

Como aplicá-lo na minha empresa?

Aqui fica o maior desafio de todo o processo, a implementação. Como se trata de uma cultura, de uma estratégia, é muito difícil fazer com que os gestores cedam a essa nova ideia, ela só será realmente implementada e terá sucesso se os gestores realmente estejam dispostos e preparados para essa mudança, além de estarem identificados com a logística 4.0 e sua tecnologia.

As empresas que conseguem fazer o uso dessa estratégia disparam em relação à concorrência e seguem em crescimento constante pois o data Driven permite que os gestores reconheçam os problemas e as tendências e ajustem para sua empresa.

Mas e aí? já conhecia a Cultura do Data Driven? A tecnologia deixou de ser suplementar e agora vem se tornando cada vez mais necessária para o desenvolvimento de sua empresa, com certeza aplicar suas estratégias trarão resultados inimagináveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *