Com toda certeza você já viu pessoalmente ou até mesmo através de imagens, aqueles estacionamentos gigantes de contêineres, com centenas ou até milhares deles.
Muitas vezes acaba ocorrendo um certo congestionamento de contêineres, seja por que eles estão esperando uso, estão desgastados ou esperando transporte. Esse é um dos principais problemas de eficiência no transporte global de mercadorias.
Pensando nisso, uma Startup americana pensou em uma solução inovadora para esse problema, trata-se de um contêiner sanfonado, que quando não está sendo usado, pode diminuir de tamanho e assim ocupar menos espaço nesses estacionamentos.
Esse outro contêiner possui a mesma resistência e capacidade de um contêiner comum, mas, quando comprimida, ocupa um quinto de seu espaço normal.
Quando esses contêineres dobráveis estarão disponíveis?
A fabricação do protótipo está próxima de começar, mas mesmo sem ter nenhuma unidade pronta, a empresa já está disponibilizando a pré-venda do produto, exigindo um depósito de 100 dólares por contêiner.
A dimensão dos contêineres, hoje, é padronizada, com seus valores estabelecidos desde 1956 pela Organização Marítima Internacional, está data é a mesma de quando essas grandes caixas de metal foram patenteadas.
Desde então, não houve quaisquer mudanças significativas em seu design, sendo praticamente a mesma em mais de 60 anos. Porém já é afirmado por analistas, que seu design não estava mais atendendo as demandas de um mercado global que só cresceu nas últimas décadas e tende a continuar crescendo.
Recentemente convivemos com uma crise global por conta da pandemia de covid-19 e seus problemas refletiram na logística, deixando ainda mais clara a fragilidade de seu sistema, com portos, depósitos e sistemas ferroviários ocupados por centenas ou milhares de contêineres parados e sem uso, aguardando um destino.
Em 2021, uma reportagem foi realizada pela Business Insider, e nela foi estimado que, apenas no sul da Califórnia, mais de 110 mil peças vazias estavam paradas, ocupando espaço e poluindo a visão.
Um especialista em logística e supply-chain da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, chamado Shao Hung Goh estimou que o transporte por modais terrestres podem economizar em até 57% os gastos caso optemos por usar os novos contêineres sanfonados.
Além disso, já existem outras empresas que vem patenteado suas próprias versões do contêiner dobrável, contudo, até o dado momento, as que possuem maior eficiência, conseguiram ser reduzidas para apenas 25% de seu tamanho original.
Atingir uma maior eficiência, tanto em relação ao transporte, quanto ao espaço ocupado quando não está em uso, são pontos que trazem uma excelente margem de lucro e produtividade, contêiner como esses estão vindo para revolucionar todo este processo, que não sofre grandes mudanças desde sua criação.
E aí? Já tinha ouvido falar nesses incríveis contêineres com a capacidade de dobrar e reduzirem seu tamanho ocupando apenas um quinto do original? Pois é, eles estão vindo para revolucionar todo o mundo da logística. Para ficar antenado em outras grandes notícias e conteúdos relacionados a esse mundo tão interessante fique atento ao nosso blog.
Até a próxima!