Que a logística não é de hoje todos nós sabemos, mas você sabia que ela é muito mais antiga do que parece? Ao que tudo indica ela surgiu na Grécia antiga, mas hoje não iremos falar de sua origem e sim de como era seu funcionamento na Idade Média, tema que está muito em alta devido ao grande sucesso de series como Game of Thrones e, mais atualmente, House of The Dragon!
Logística nas Guerras Medievais
Se você não faltou às aula de história na escola você sabe que na Idade Média a agricultura era a principal prática para o abastecimento de suprimentos e também para o comércio. Além disso esse período é muito marcado pelas grandes guerras que eram travadas constantemente.
E é por conta das guerras que uma boa logística era necessária. As guerras não dependiam apenas da espada, mas também de que os guerreiros estivessem fortes e bem alimentados para o combate, assim a logística dos suprimentos era mais do que necessária para que o exército saísse vencedor do combate. Inclusive, atrapalhar e impedir que os guerreiros adversários tivessem acesso aos suprimentos era uma estratégia muito comum, que perdura até hoje.
Armazenamento
As estradas e os armazéns começaram a ser usados para abastecer os exércitos durante todo o trajeto até o combate. Era super importante que os fortes e os castelos sejam resistentes, pois era neles onde era estocada todos os suprimentos coletados pela agricultura e pecuária que, normalmente, era cultivada em seu entorno.
Então fica claro o porquê que era tão interessante atacar e conquistar castelos, pois além de marcar território e demonstrar poder eles também serviriam para estocar a produção, conquistar novos suprimentos e expandir ainda mais a conquista para territórios vizinhos.
Logística no Oriente durante a Idade Média
Agora falando um pouco sobre a logística da Idade Média no oriente. Definitivamente as cavalarias Mongóis eram um dos sistemas de logística mais avançadas. A base de seu exército eram a austeridade, disciplina, planejamento e organização. Dessa forma ficaram muito conhecido pela sua estratégia de organização militar, separando o exército em várias frentes, todas acompanhadas de suprimentos carregados pelos cavalos e contando inclusive com rebanhos.
Suas rotas também eram criteriosamente pensadas visando uma maior disponibilidade de pastos para o rebanho e para a agricultura.
Assim como no continente europeu, os suprimentos, como o alimento do rebanho e o alimento do próprio exército, eram estocados ao longo de todo o trajeto do exército. Quando chegavam ao território do inimigo o exército simplesmente largava todos os suprimentos e o rebanho e começava a atacar em diversas frentes cercando o inimigo. Dessa forma, o exército mongol conseguia “cobrir” cerca de 290km em apenas 3 dias. Sua estratégia para que conseguissem caminhar tanto era de manter o mínimo em sua bagagem e também seus equipamentos de guerra, que eram mais enxutos e padronizados.
E aí? Sabia que a logística era tão importante no passado? A gente acaba pensando que ela é algo do mundo moderno mas a realidade é que ela já foi responsável por vencer guerras e muito mais!