Logística, Sem categoria, Transportes

Como funciona o processo de importação nos portos

Em algum momento você já deve ter visto na TV, em filmes ou até mesmo ao vivo aqueles navios cheios de container certo? Agora você já imaginou todo o processo que essa carga passa até chegar no destino final?

Pois é, nesse artigo, vamos detalhar cada passo que essas cargas passam para que possam chegar ao seu destino, respeitando todos os procedimentos e leis envolvidas.

Para que nada se perca e todos possam retirar suas mercadorias da melhor forma possível e sem confusão existem algumas etapas, são elas:⠀

Planejamento do Navio

Cada navio tem uma data específica para atracar no porto. Por isso a rota de portos que aquele navio irá atracar precisa ser muito bem planejada para que não haja atrasos e nem congestionamentos nos portos.

Chegada do navio no terminal

Assim como os aviões tem seus portões de embarque nos aeroportos, os navios possuem os berços nos portos, que define exatamente o local onde aquele navio deve atracar. Dessa forma toda a operação de descarga pode ser planejada com antecedência, agilizando assim toda a movimentação dos containers dentro do porto de forma organizada.

Desembarque do Contêiner

Uma vez atracado o navio está devidamente posicionado para que os guindastes do porto façam o desembarque de cada contêiner que tem como destino aquele porto.

Cada contêiner leva em média 1 minuto para ser descarregado. Depois desse processo o navio está liberado para seguir viagem.

Posicionamento do Contêiner

Os veículos portuários, carretas reforçadas, são responsáveis por levar o contêiner desembarcado até o local certo no cais, local esse definido antecipadamente pela equipe de planejamento do porto.

Inspeções

Alguns contêineres precisam passar por inspeção, então são levados a uma área para que os órgãos responsáveis façam esse processo. Entre esses órgãos estão: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) e Receita Federal.

Liberação do contêiner

Aqui não tem muito segredo, uma equipe valida toda a documentação de cada contêiner para que este possa ser liberado.

Carregamento

Uma vez que toda a documentação está o OK, os contêineres são liberados para que as equipes de transporte façam a retirada e leve até o destino. Esse processo é realizado nos chamados gates e é necessário ter um agendamento para que o processo seja feito de forma organizada e ágil.

Entrega e devolução do contêiner vazio

Uma vez que a carga é entregue em seu destino final, é necessário voltar ao porto e devolver o contêiner vazio para que este seja reutilizado. É importante ressaltar que o contêiner deve retornar da mesma forma que saiu, limpo e sem avarias, do contrário, haverá cobrança adicional.

Estando tudo certo, a transportadora recebe um documento que oficializa a devolução e então o processo de movimentação de contêiner é encerrado.

Esse é o processo que envolve a chegada e saída de tudo que entra nos portos, e a Sax Logística te ajuda em cada uma dessas etapas para garantir que o processo todo ocorra de maneira adequada, ágil e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *