Logística, Transportes

Como escolher o Caminhão ideal para transporte de cargas

Apesar de parecer algo simples, escolher o caminhão ideal para seu frete é uma tarefa bem complicada e acima de tudo, muito importante. Como já imaginado, não existe um caminhão ideal e melhor que todos os outros, cada um é utilizado em situações diferentes, tendo suas vantagens e desvantagens.

Para definir qual caminhão deve ser escolhido, deve-se analisar o que será transportado, qual a distância que deverá ser percorrida, quais as condições das estradas, e quanto se pode investir.

Como o tipo de carga influencia na escolha de seu caminhão

Alguns tipos de cargas especificas necessitam de caminhões adaptados para determinada situação. Por exemplo, transportes de perecíveis necessitam de resfriamento, em muitos casos, peças super dimensionadas precisarão ser transportadas e para isso o caminhão deverá ser capaz de suportar o peso e tamanho da peça.

Após essa analisar as cargas, deve-se observar o mercado com estratégia para ver se o mercado está em uma fase favorável para o investimento no transporte ou se está em uma fase de reinvenção.

O que considerar em relação às finanças?

Caminhões são muito caros independentemente de considerarmos a unidade ou a frota, então deve-se ter um planejamento adequado para se calcular o número exato de caminhões que satisfaçam as demandas. Definir essa quantia é extremamente necessário, para que não ocorra a falta de caminhões para o transporte das cargas ou ainda a sobra deles, levando a um gasto não planejado e/ou exagerado.

Após definir a quantidade que será investida, é a hora de calcular a expectativa de retorno dele, pois muito provavelmente será necessário um financiamento para realizar a compra. Então, o ideal nesse caso é fazer com que o retorno seja capaz de pagar o empréstimo e ainda no melhor dos casos ainda trazer uma parcela de lucro mesmo com o pagamento das taxas.

Como finalizar o processo e enfim definir o seu caminhão?

Após ponderarmos os principais pontos que devem ser analisados para a compra dos seus caminhões, está na hora de escolhe-los! Primeiramente devemos descartar de cara os caminhões que não atendem as cargas que você irá transportar. Após isso, descartamos também os que excedem muito o orçamento, tornando a compra de uma frota inviável.

Agora que já retiramos os que não irão te atender, vamos à outras características importantes. A primeira característica é lembrar de priorizar os caminhões que pertencem a marcas confiáveis, agora também devemos checar quantos quilômetros por litro cada um desempenha, isso será essencial para reduzir ao máximo os custos para mantê-los, ainda mais com o alto custo dos combustíveis recentemente, o custo de manutenção também influenciará em sua escolha.

Tudo de mais importante já foi definido, então já finalizando o processo de compra, devemos realizar um profunda pesquisa para localizar onde o custo será menor e mais fácil, além de negociar ao máximo para procurar descontos e aumentar sua margem de lucro.

E ai? Curtiu as dicas? Com certeza agora você não terá duvidas na hora de definir seus caminhões e fazer um ótimo negício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *