Logística, Tecnologia

9 ferramentas digitais para profissionais da logística

O setor de logística é um dos setores mais complicados de serem administrados. Além da necessidade de checar e controlar o armazenamento, o próprio processo de transporte das cargas necessita de muita administração.

Por conta disso, o mercado de ferramentas digitais vem crescendo muito. Esses instrumentos automatizam grande parte dos processos, aumentando a agilidade na execução das tarefas, diminuindo o índice de erros, facilitando a comunicação, entre outros benefícios.

Pensando justamente nesses benefícios que podem ser trazidos pelas ferramentas, selecionamos aqui 9 delas para simplificar e trazer mais precisão nas suas atividades.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Um dos sistemas mais completos, o ERP é capaz de integrar diversos setores, diminuindo a necessidade de controles manuais. Além disso, ele é ótimo em intercambiar informações com seus parceiros de negócios, proporcionando uma visão bem ampla de seus negócios.

Customer Relationship Management (CRM)

Um cliente sempre vai priorizar a escolha de um serviço com um ótimo atendimento do que uma que não tenha. É justamente para oferecer um atendimento cada vez melhor que o CRM age, ele é capaz de organizar, automatizar e alinhar as expectativas que o cliente deseja alcançar.

No CRM são colocadas as preferências, hábitos e as necessidades de cada cliente, para agilizar seu atendimento e personalizar o atendimento, deixando-os mais satisfeitos.

Transportation Management System (TMS)

O TMS, é um software voltado para o gerenciamento do transporte das cargas. Além de controlar todas informações relacionadas ao custo, entrega, despacho e frete, ele também organiza e traz informações sobre o rastreio.

Ou seja, o TMS com certeza trará mais produtividade e qualidade, além de te oferecer maior controle em todo o processo de transporte.

Warehouse Management System (WMS)

Agora, para gestão do estoque, o WMS é o software recomendado. Ele gere desde o recebimento da carga até a expedição da mesma. Suas principais funções são o endereçamento dos itens, o processo de separação, também chamado de picking, e a organização de um inventário de materiais.

SpeedyBoy

Dessa vez um aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iOS. O SpeedyBoy é responsável por conectar motoboys e empresas. Ou seja, para entrega de documentos e pedidos pequenos e urgentes, é definitivamente uma ótima opção.

Evernote

Talvez o mais conhecido dessa lista, o Evernote é um aplicativo que te oferece um ótimo registro de anotações, organização de arquivos, criação de lembretes, um grande registro de imagens e a separação de arquivos em fichários. Sendo uma das melhores opções para a organização das tarefas de cada um.

CamCard

Ótima para profissionais que têm muito contato com parceiros que fazem parte de eventos de logística. O aplicativo possui a função de capturar a imagem de cartões de visita.

Ela permite que sejam registradas as informações em uma lista de contatos, gerenciando-os e praticando o networking.

Trello

O Trello é mais uma ótima ferramenta capaz de organizar as tarefas e projetos, porém com o diferencial de acompanhar o desempenho do time. Por meio dela você é capaz de atribuir tarefas para cada um da equipe. Ele também permite atualizar o progresso individual.

Quick Office

Esse aplicativo, permite a edição de slides, planilhas, e documentos, e ainda por cima tem integração com o Google Drive, um dos serviços da Google mais usados para compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais. Ele traz muita praticidade para a atualização desses arquivos, e pode ser muito usado por pessoas que passam muito tempo em reuniões.

Definitivamente, a tecnologia vem trazendo muita praticidade e otimização aos nossos trabalhos, principalmente no meio de logística e hoje, como já mostrado, o mercado traz diversas possiblidades com ótimas ferramentas para facilitar a nossa vida.

Caso já tenha usado alguma dessas ferramentas, diga-nos qual foi sua experiência e caso não tenha usado ainda, não perca tempo! Veja outros textos em nosso blog e entenda um pouco mais do mundo da logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *