Logística, Transportes

4 cuidados fundamentais no transporte de peças automotivas

Dentro do universo da logística, as cadeias de suprimentos, ou supply chain, apresentam peculiaridades em cada uma de suas etapas, e no setor das peças automotivas uma das mais importantes é a do transporte. Nela diversos procedimentos estão envolvidos, desde organização dos meios de locomoção da carga até taxas a serem pagas.

A quantidade de montadoras vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos e consequentemente a demanda pelo transporte logístico também. Devido as variedades em torno dos formatos, tamanhos e pesos a logística precisa estar constantemente inovando seus meios para torna-los mais eficientes e seguros.

Outro fator importante é a velocidade da realização das entregas, como hoje as concessionárias não trabalham com grande estoque, existe a necessidade de transportar com agilidade.

Mas afinal, quais são os cuidados que devem ser tomados no transporte de peças automotivas?

Agora que você já entendeu o quão importante é a logística no transporte de peças automotivas vamos descobrir também quais os principais cuidados que devem ser tomados.

Ter uma embalagem adequada

Embalagens são essenciais para garantir a integridade do produto, protegendo contra quedas, impactos e quaisquer outros danos que podem ocorrer durante o transporte. Existem itens que são mais frágeis e consequentemente outros que são mais resistentes, por isso, ter uma adequação nas embalagens é super importante para que sejam evitados estresses e principalmente perdas financeiras.

É importante observar também qual o meio de transporte que será usado, pois dependendo de qual existem embalagens que podem trazer problemas. É interessante também sempre buscar o meio mais sustentável para proteção da carga evitando danos maiores até mesmo para o meio ambiente.

Velocidade e manutenção do veículo utilizado

É diretamente proporcional a relação entre a velocidade do veículo e quantidade de quebras e avarias que a carga recebe. Como a relação entre peso e fragilidade das cargas é bem variada a integridade dos produtos pode ser afetada com frenagens bruscas e a aceleração do veículo.

A manutenção dele também é essencial, manter a calibragem dos pneus, faróis, suspenções, freios e alinhamento além de, é obvio, manutenções mais complexas envolvendo motor ou tanques é extremamente necessária.

Descrição detalhada da carga

Outro cuidado fundamental é a descrição detalhada da carga. Para garantir a manipulação das cargas corretas, evitando extravios e também avarias nas peças é muito importante saber com detalhes o que está sendo transportado, pode parecer simples, mas informações como essas são extremamente essenciais à logística.

Ter profissionais capacitados ao serviço

Todos cuidados citados anteriormente são realizados por gestores e outros profissionais que estão diretamente envolvidos com todo esse processo. Ou seja, é altamente recomendado que o investimento na qualificação dos profissionais não seja leve, pois todo o pessoal envolvido no carregamento, descarga e condução da carga deve estar apto para o processo evitando os acidentes e demais avarias.

Aqui na Sax Logística sempre investimos em nossa equipe pois sabemos que elas são o coração de qualquer operação logística, oferecendo cursos e outros treinamentos que são excelentes ferramentas para preparação dos profissionais, ele de ser um investimentos que pode evitar despesas que poderiam atrapalhar muito o decorrer dos transportes dessas cargas.

De forma bem resumida esses são os principais cuidados que devem ser tomados no transporte de peças automotivas. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, e se tiver sugestões sobre outros assuntos, basta deixar na caixa de comentários abaixo.

Aproveitem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *