A auditoria logística é como um diagnóstico logístico feito para analisar as disfunções da empresa. Com esse diagnóstico, será possível obter um maior sucesso em praticamente todas as etapas dos processos da logística, tal como no transporte, na armazenagem ou até mesmo na entrega da carga ao cliente.
Os benefícios desse processo são gigantes e variados, como por exemplo identificar gastos desnecessários, auxilio no levantamento de dados e é claro, construir uma rota e estratégia de logística para melhorar os resultados da empresa.
Como fazer uma boa auditoria?
Existem alguns pontos que são essenciais para que sua auditoria seja a melhor possível, determinar a eficácia dos objetivos propostos, as preferências e os requisitos do seu cliente é a base para começar todo esse processo, em seguida deve-se aplicar as metas para poder coloca-las em prática e em seguida analisar as práticas logísticas que estão sendo adotadas.
Após isso, faça uma análise dos dados logísticos. Lembre-se de priorizar os projetos, analise, desenvolva e implemente o plano construído.
Após implantado, avalie o desempenho e, caso se veja necessário, aplique possíveis melhorias. Após a identificação das questões mais importantes para a realização da auditoria logística, é hora de estabelecermos as variáveis quantitativas e qualitativas.
Variáveis Quantitativas
As variáveis quantitativas são as responsáveis por estabelecer as regras para que as auditorias nas operações já existentes sejam realizadas, além de também simular as situações, para que haja o entendimento da capacidade da empresa em se adequar as exigências das demandas e das especulações de demanda.
Essas variáveis podem ser medidas numericamente para sejam comparadas às outras operações, sejam elas atuais, antigas ou futuras. Assim, elas poderão ser classificadas em quatro categorias diferentes, a taxa de transferência de demanda, o serviço, o custo e a utilização.
A taxa de transferência de demanda analisa a capacidade do sistema da sua empresa, buscando os objetivos, e para que a analise seja efetuada e conduzida da forma correta, é preciso fazer previsões e obter os dados relacionados ao seu cliente.
Já o serviço está ligado a satisfação do cliente e está ligada aos seguintes aspectos: Taxa de atendimento do pedido, porcentagem de eficácia na resolução dos problemas, acompanhamento do produto e analise do desempenho do rastreamento, precisão na entrega do pedido ao cliente e tempo de entrega.
Já as análises do custo vêm com o objetivo de identificar e estabelecer os custos gerados no atendimento ao cliente. Ao analisarmos, temos que interpretar e compreender todas as variações nesses valores.
E por fim, a utilização, a análise dela nos diz ao redor da utilização de recursos. Porém, para que a gente possa calcular a porcentagem de utilização precisamos de alguns outros pontos, tal como a capacidade instalada das unidades de produção, os empregados, o detalhamento do equipamento entre outras.
Variáveis Qualitativas
Diferentemente das quantitativas, a qualitativa trás análises concreta a tudo o que foi planejado e estabelecido no início. A fim de entender o funcionamento da empresa e entender o que deve ser aplicado para que possam ser adquiridas melhorias e redução dos custos.
Planos de distribuição, de armazenamento, de terceirização, de desenvolvimento de fornecedores das áreas locais, projetos de marketing, ações de produção entram como algumas dessas variáveis qualitativas.
Agora você já conhece os benefícios e as varáveis relacionadas à auditoria de logística e está obvio o quão importante é coloca-las dentro de sua empresa. Caso você já tenha aplicado essas estratégias na sua empresa diga-nos como foi sua experiência!