O que é e como funciona uma Inteligência Artificial na logística?
Recentemente estamos vivendo uma época de grande popularização das Inteligências Artificiais (IAs) como, por exemplo, o ChatGPT e o DALL-E. Essas IAs são de fácil acesso e nos ajudam com coisas do dia a dia, como geração de textos e imagens, onde basta você indicar o que deseja e ela processará compilará dados para te entregar o pedido.
Mas se fomos falar um pouco mais tecnicamente delas, podemos dizer que a ela é um campo da ciência da computação que se concentra na criação de máquinas com o poder de executar tarefas que normalmente requerem inteligência semelhante à humana como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, percepção e compreensão da linguagem.
Elas podem ser divididas em 3 principais tipos, as Rule-based systems, as Machine learning e as Deep learning. Como já dito, elas funcionam a partir do processamento de grandes quantidades de dados e usando algoritmos para encontrar padrões. As IAs têm potencial para revolucionar muitos aspectos de nossas vidas, desde a forma como trabalhamos até a forma como interagimos com a tecnologia, especialmente em setores como o comércio exterior, que pode se beneficiar amplamente com as novas implementações.
Como as Inteligências Artificiais auxiliam a logística?
São inúmeras as vantagens que as IAs oferecem a logística, além disso, vale lembrar que essas inteligências estão constantemente atualizando e aprendendo mais ainda, fazendo com que possam surgir ainda mais benefícios para este e os outros meios. Mas agora, a lista das vantagens…
Otimização da tomada de decisões
Assim como em boa parte dos negócios, na logística, deve se trabalhar para evitar ao máximo para evitar erros, eles podem custar muito caro para as empresas, essas, que já devem lidar com enormes quantidades de informações. Com as inteligências artificiais, existe uma otimização das tomadas de decisões, diminuindo assim a chance de erros.
Essa otimização se dá por meio de softwares que analisam a assertividade na tomada de decisões buscando as melhores soluções. A própria otimização das rotas de entregas também pode ser incluída como uma as vantagens da inteligência artificial na logística.
Redução de gastos
Com a otimização da tomada de decisões, é obvio que os gastos serão reduzidos, afinal, o risco é menor e, consequentemente, não haverão perdas massivas, porém ainda existem mais ações que as IAs realizam que possibilitam essa economia, são elas:
- O planejamento de rotas para o transporte das cargas;
- Uma alocação inteligente das cargas em armazéns;
- Controle do momento ideal para realizar manutenção dos veículos;
- Redução do gasto de recursos, como combustível e pneus.
Aumento da produtividade das empresas
Assim como a redução de gastos é uma consequência da otimização da tomada de decisões, o aumento da produtividade é uma consequência das duas anteriores. Isso se dá muito pela grande capacidade das Inteligências Artificiais em ler e interpretar os dados, trazendo a melhor solução para os problemas. Assim, ela permite uma produção e operação padronizada conforme os objetivos da gestão, facilitando a escalabilidade do negócio em um menor período.
Maior satisfação dos clientes
E assim como nos outros tópicos, esse, é uma consequência dos anteriores. Afinal, se você otimiza a tomada de decisões, reduz os custos e aumenta a produtividade, é claro que o cliente vai ficar mais satisfeito e a satisfação do cliente sempre deve estar em primeiro lugar!
Um outro uso interessante das IAs são os chatbots, eles fazem uso da inteligência artificial para se comunicar e ajudar o cliente. Mas em resumo, o prazo de entregas menores, os preços mais atrativos e o rastreamento de pedidos são alguns dos principais fatores que trazem essa satisfação ao seu cliente.
Mas e aí? Sabia que as Inteligências Artificiais eram tão úteis assim? Parece que estamos no futuro e pelo andar da carruagem, a tendencia é que elas cada vez mais nos tragam benefícios!