O uso de drones e robôs na logística internacional para melhorar a eficiência e reduzir custos.
Quem está convivendo todo dia com a logística internacional sabe como o setor se torna cada vez mais competitivo, todas empresas estão constantemente buscando meios para melhorar a eficiência e reduzir seus custos.
Com o grande avanço da tecnologia, pudemos ver situações que antes só víamos nos filmes, se tornarem realidade. Drones e robôs hoje são frequentemente vistos nas maiores empresas de logística do planeta, a Amazon, por exemplo, iniciou seu processo de entregas via drones em 2022, em cidades do Texas e da Califórnia.
A entrega de pacotes em áreas remotas ou de difícil acesso é muito facilitada quando se faz uso do drones. Mas quem achar que seu uso esta limitado apenas a entregas está errado, ele também pode ser usado, por exemplo, para realização de inspeções em armazéns e estoque, ajudando assim, a identificar problemas e tomar as medidas necessárias para poder corrigi-los.
O rastreio de veículos de cargas também facilitado, ajudando a garantir que cheguem ao seu destino no tempo previsto.
Já, quando se trata de tarefas repetitivas, os robôs podem te ajudar a automatizá-los. O carregamento e descarregamento de cargas, além da varredura de armazéns e estoques fica muito mais fácil quando se faz uso deles, isso com toda certeza otimiza muito o tempo e o esforço que seria gasto se realizados manualmente. Além disso, como sabemos robôs são mais precisos, então os erros humanos estarão extintos!
Ademais ambos podem ser usados em conjunto com os drones, melhorando ainda mais a eficácia da logística internacional. Por exemplo, os drones podem ser usados para transportar peças ou componentes para os robôs, que então serão usados para montar ou desmontar os produtos.
Ou seja, como já dito anteriormente, o uso dessas tecnologias em meio à logística irão com toda certeza impulsionar o mercado, obtendo resultados de qualidade, ou seja, os robôs e os drones têm potencial para otimizar todo o mercado.
Dentre os benefícios que eles nos entregam temos a redução de custos, maior eficiência, eficácia e velocidade de entrega, além de uma maior precisão. Se seu objetivo é obter uma vantagem competitiva aos concorrentes, essa é a hora certa para estudar a possibilidade de contar com toda essas máquinas!
Mas e aí? Qual sua opinião sobre o assunto? Você acha que eles realmente têm todo esse potencial que é prometido? Ou achar um investimento muito arriscado? Conte nos um pouco aqui na aba de comentários!