Comercial, Logística

Como o Mercosul favorece as operações logísticas no Brasil

Como já sabemos o Brasil faz parte do Mercosul, e sabemos também que o Mercosul é muito importante economicamente e politicamente para nós. Além de favorecer as empresas brasileiras no âmbito da exportação, também é responsável por reunir e favorecer o comercio entre os países da América do Sul.

Afinal, o que é o Mercosul?

Sua sigla significa Mercado Comum do Sul, que surgiu em 1991 no Tratado de Assunção e foi assinado pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

É o responsável por estabelecer acordos comerciais com o objetivo de desenvolver e integrar toda a América do Sul, além de também visar o desenvolvimento desses países baseados em um pilar social.

Os valores relacionados as exportações e importações para o Mercosul no Brasil são os seguintes: 8,7% das exportações brasileiras estão destinadas aos países membros do Mercosul. Traduzindo essa porcentagem temos o valor de aproximadamente 20,9 milhões de dólares.

Já se tratando de importações, o Brasil importou cerca de 13,4 milhões de dólares dos países do Mercosul.

Quais os benefícios da relação Brasil-Mercosul para as empresas?

Por conta dessas relações comerciais internacionais facilitadas, as empresas que mais disfrutam desses benefícios são as empresas de logística. Portanto, um de seus principais benefícios é a isenção dos impostos.

Porém, para que esse benefício possa ser usufruído existe a necessidade de um Certificado de Origem, isto é, a mercadoria deve ter sido produzida nos estados membros do Mercosul em pelo menos 60% de seu processo de produção.

Leia também: Como ter sucesso na área da logística

Outro benefício que se destaca é a TEC (Tarifa Externa Comum) que favorece a competitividade dos países membros. Nesse sentido, essa tarifa é estabelecida em 1º de janeiro e 1º de julho e pode variar de 0 a 20%.

Outras relações de benefício comercial envolvendo o Mercosul.

O acordo de Livre Comércio Mercosul -Israel é responsável por viabilizar cerca de 95% dos acordos entre os países em questão.

O acordo de Comércio Preferencial Mercosul – Índia faz com que ocorra uma redução de tarifas de 10, 20 e até 100%, porém desde 2010 existem tratativas para aumentar essas tarifas.

O acordo de Comércio Preferencial Mercosul-SACU foi realizado em conjunto com a União Aduaneira da África Austral e concede margem de preferência para mais de 1000 linhas tarifárias até quase 100%.

Por fim, o acordo de Livre Comércio Mercosul-Egito que traz uma isenção em torno de 25% das tarifas.

Além dessas relações já existentes, estão ocorrendo negociações para que o Mercosul também tenha relações comerciais facilitadas com a Palestina e os países da União Europeia. Todos esses negócios são super importantes por promover o crescimento dos países da América do Sul em caráter global!

E aí, você sabia o quão vantajoso são os benefícios promovidos por esse bloco, principalmente para quem trabalha com logística?

Você se lembra de ter aproveitado desses benefícios alguma vez? Conte-nos como foi e o quão vantajoso foi para você e sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *