4 regras básicas para uma boa logística internacional
Definitivamente ter uma boa logística internacional é substancial para o seu negócio, dando mais segurança a você e a seus clientes. Tendo isso em vista, hoje, vamos te apresentar 4 regrinhas básicas que farão com que esse processo seja otimizado ao máximo, trazendo os melhores resultados possíveis à sua empresa!
O que é a Logística Internacional?
Antes de qualquer coisa, devemos entender de fato do que se trata a logística internacional. Como sabemos, o termo logística é referido aos processos e operações de movimento de recursos materiais e de informação, dentro de uma cadeia de abastecimento também chamada de Supply Chain.
Dessa forma, o “pessoal” de logística tem a missão de supervisionar as cargas desde antes mesmo do transporte até o destino. Porém quem olha e imagina que a logística é um processo simples, está errado! É algo muito complexo, pois envolve diversas coisa como estoque, produção, embalagem, manuseio, rotulagem, transporte, distribuição, armazenamento e também, sua segurança.
Quando expandimos o escopo para processos internacionais, temos a chamada logística internacional, que terá que lidar também com a exportação e importação, controlando a movimentação das cargas em meio às fronteiras internacionais.
Portanto, agora que entendemos de fato sobre o que é a chamada logística internacional iremos te apresentar as 4 regrinhas que citamos anteriormente, que farão com que os processos desse tipo de logística seja de sucesso e qualidade.
Regra 1 – Conheça a documentação
Antes de qualquer coisa, é super importante estar ambientado com a documentação necessária para os processos de logística, além disso, familiarize-se com o Portal Único da Siscomex que é essencial para praticamente todo processo logístico, assim você entenderá o que é exigido e terá sempre tudo em mãos.
Regra 2 – Ter parceiros de confiança
Ter parceiros de confiança para o transporte é essencial, assim você correrá menos riscos de sofrer com falta de dados sobre as condições de envio, a falta de atualizações sobre o envio, entre outros. Além de que um empresa que tenha maior experiência com logística internacional entregará uma melhor infraestrutura para sua carga.
Regra 3 – Procure seguros de viagem
Independentemente de ter contratado parceiros de confiança ou não, seguros de viagem são essenciais para a garantia de suas cargas, ainda mais por se tratar de trânsitos internacionais. A legislação varia muito de país para país e não contar com um seguro é muito arriscada.
Regra 4 – Acompanhe o percurso da carga
De maneira alguma deixe de acompanhar o percurso de sua carga, caso ocorram problemas, você deve ser o primeiro a saber para poder tomar as devidas providências. Além disso mantenha constante contato com a equipe de transporte para que o estado da carga seja o mesmo que foi declarado ou se sofreu avarias em meio ao seu trânsito.
E aí? Já conhecia essas 4 regrinhas? Elas definitivamente farão com que seus processos de logística internacional sejam muito mais seguros! Conte-nos também um pouco de sua experiência com logística internacional aqui na nossa aba de comentários!